Projetos e eventos

Uma das principais iniciativas da AOBM é a organização da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição nacional realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e diversas universidades e instituições de ensino em todo o país e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Realizada anualmente desde 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), não apenas promove a excelência nas escolas, mas também serve como plataforma para a seleção de estudantes que representam o Brasil em competições internacionais, como a International Mathematical Olympiad (IMO), a European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO), e a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), entre outras.

Além disso, a AOBM também organiza anualmente outras competições nacionais como o Torneio Meninas na Matemática (TM²), a Competição Jacob Palis Júnior de Matemática e a Competição Elon Lages Lima de Matemática, estas últimas aplicadas online. A associação também desempenha um papel crucial na organização das competições internacionais de matemática, quando sediadas no Brasil, além de oferecer apoio a diversas olimpíadas regionais ou estaduais de matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional para os estudantes dos ensinos Fundamental (a partir do 6º ano) Médio e Universitário das escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

Saiba mais

O Torneio Meninas na Matemática (TM²) é uma competição nacional dirigida às alunas do Ensino Fundamental (a partir do 8º ano), até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o país.

Saiba mais

A Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma competição nacional, realizada em formato online, dirigida aos estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o país.

Os estudantes vencedores da Competição Jacob Palis Júnior de Matemática são aprovados para participar na OBM ou no TM².

Saiba mais

A Competição Elon Lages Lima de Matemática é uma competição nacional, realizada em formato online, dirigida aos estudantes universitários, matriculados em instituições brasileiras públicas ou privadas, que ainda não possuem título superior, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.

Os estudantes vencedores da Competição Elon Lages Lima de Matemática são aprovados para participar na OBM - Nível Universitário.

Saiba mais

A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade que envolve os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens com interesses similares.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM e do TM².

Saiba mais

Anualmente, a AOBM promove treinamentos tanto virtuais quanto presenciais destinados à preparação das equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática. Estes eventos proporcionam aos estudantes uma oportunidade única de aprender novas e avançadas técnicas de resolução de problemas matemáticos, preparando-os de maneira abrangente para os desafios das olimpíadas.

Os encontros reúnem não apenas os estudantes mais destacados nas provas seletivas, mas também os integrantes das distintas equipes olímpicas, criando assim um ambiente enriquecedor e desafiador.

Além de fornecer uma preparação intensiva para as competições, os treinamentos visam cultivar um interesse duradouro pela matemática. A interação entre os estudantes promove um espírito de colaboração, inspirando-os a desenvolver habilidades que transcendem o ambiente competitivo.