A Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) atua em três grandes frentes complementares para promover a excelência em educação matemática no Brasil: organização de competições nacionais, promoção de treinamentos de alta performance e participação em olimpíadas internacionais. Essas atividades são realizadas com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de instituições de ensino, organizações privadas e pessoas físicas comprometidas com a missão da AOBM.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada anualmente desde 1979, é o principal destaque dentre as competições nacionais promovidas pela AOBM. A OBM promove excelência matemática estudantil em nível nacional e é a principal plataforma de seleção de estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais.
A AOBM organiza também outras competições nacionais como o Torneio Meninas na Matemática (TM²), a Competição Jacob Palis Júnior de Matemática e a Competição Elon Lages Lima de Matemática, além de apoiar diversas olimpíadas regionais e estaduais de matemática pelo país.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional para estudantes dos ensinos Fundamental (a partir do 6º ano) Médio e Universitário selecionados a partir de desempenho em etapas qualificatórias.
O Torneio Meninas na Matemática (TM²) é uma competição nacional dirigida a alunas do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) ao último ano do Ensino Médio selecionadas a partir de desempenho em etapas qualificatórias.
A Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma competição nacional aberta, para estudantes do 6º ao último ano do Ensino Médio de todo o país.
Os estudantes vencedores nessa competição são aprovados para participar na OBM e/ou no TM².
A Competição Elon Lages Lima de Matemática é uma competição nacional aberta dirigida aos estudantes universitários que ainda não possuem título superior.
Os estudantes vencedores nessa Competição aprovados para participar na OBM - Nível Universitário.
A Semana Olímpica, realizada anualmente desde 1998, é o principal evento de treinamento promovido pela AOBM. Nela, cerca de 200 estudantes de todo o Brasil - medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²), reúnem-se durante uma semana em uma cidade brasileira. Eles participam de aulas avançadas de matemática, palestras de orientação acadêmica e atividades de integração com outros jovens com interesses similares.
O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM e do TM².
A AOBM promove também treinamentos, tanto virtuais e presenciais, específicos para preparação das equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática. Estes eventos proporcionam uma oportunidade única de aprender novas e avançadas estratégias de resolução de problemas.
Além de fornecer uma preparação intensiva para as competições, os treinamentos visam a cultivar um interesse duradouro pela matemática. A interação entre os estudantes promove um espírito de colaboração, inspirando-os a desenvolver habilidades que transcendem o ambiente competitivo.
A AOBM é ainda responsável pela participação do Brasil em olimpíadas internacionais de matemática de alto nível, enviando equipes ao exterior e, ocasionalmente, sediando competições internacionais no país. O principal destaque é a International Mathematical Olympiad (IMO), a mais prestigiosa competição internacional de matemática para estudantes de ensino médio.
O Brasil participa oficialmente de outras oito competições internacionais presenciais: European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO), Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Pan-American Girls' Mathematical Olympiad (PAGMO), Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), Romanian Master of Mathematics (RMM), International Mathematics Competition for University Students (IMC) e Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIM).